Uma Série Ouro diferente, para um período que inspira cuidados

7 de outubro de 2020 | Destaque, Noticias

Não é novidade para ninguém que a pandemia causada pelo novo Coronavirus impactou de diversas formas a economia do Brasil. Algumas pessoas conseguiram encontrar, nesse momento, oportunidades de gerar renda, contudo boa parte da população sofreu redução de salário ou foi desligada de seu emprego.

Isso não foi diferente com cenário esportivo, no qual diversas competições foram adiadas ou sequer ocorreram. Os protocolos de distanciamento atrasaram ainda mais o retorno da pratica esportiva, pois as equipes precisaram se adaptar e seguir as medidas visando o bem-estar e a saúde do grupo. Obviamente, esses protocolos são extremamente necessários e devem ser seguidos por todos os clubes.

É normal pensarmos somente na bolha do futebolística, quando falamos em esporte, principalmente aqui no Rio Grande do Sul. Porém, os demais esportes que são praticados sofrem ainda mais que os grades clubes do futebol gaúcho. Por não terem tanta visibilidade, acabam por não conquistarem tantos patrocínios, o que dificulta na manutenção do clube num período em que são exigidos teste de covid-19 em todos os treinamentos e em todas as competições.

Foto: AES Futsal

Visualizando esse cenário a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) organizou um formato diferente para a Série Ouro deste ano. Conforme noticiado anteriormente, a tabela de jogos é composta em turno único, os quatro jogos de cada uma das cinco rodadas da 1ª FASE, acontecem em uma determinada sede. Em cada rodada, um clube de cada grupo folga. Os componentes de cada grupo jogam entre si, todos contra todos.Isso reduz custos para as equipes e proporciona uma melhor ativação da competição nas redes sociais. Após a realização dos 20 jogos da 1ª FASE, divididos nas 5 rodadas sediadas, os dois melhores classificados em cada grupo avançaram para a fase semifinal.Os detalhes dos playoffs serão definidos em consenso com os quatro semifinalistas. O campeão da competição terá vaga na Taça Brasil de Clubes de 2021, organizada pela CBFS.

“Apesar das dificuldades oriundas da pandemia, a Federação Gaúcha projetou um campeonato inovador e está colocando o Futsal Gaúcho em evidência. Estamos satisfeitos, não só nós, como clubes e emissora, com o sucesso do campeonato. Com as transmissões, o fator da ausência de público nos ginásios está sendo minimizado, pois todas as regiões, todos os torcedores e amantes do Futsal estão podendo acompanhar todos os jogos!” afirmou o Presidente da FGFS Ivan Rodrigues a respeito do feedback que a competição está produzindo.

Até o momento, duas rodadas já foram disputadas. A primeira em Bento Gonçalves e a Segunda em Passo Fundo. Essas rendendo bons jogos para o espectador que sentia saudade do futsal. Para acompanhar cada detalhe da principal competição do Futsal Gaúcho, acompanhe tudo ao vivo na RDC TV (canal 24 e 524 da Claro NET e no Facebook).

Otávio Haidrich

Foto: Passo Fundo Futsal